http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_desfrute-web.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_KikaRufino_2-1.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_KikaRufino_desfrute-3-b.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_KikaRufino_3-d.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_KikaRufino_3-e.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_KikaRufino_1-a.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_KikaRufino_1-c.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_RufinoKika-desfrute_bouquet_72_site.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_RufinoKika_desfrute_bouquet_silver_72.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_RufinoKika_desfrute_bouquet_side_72_site.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_kikarufino_desfrute-enjoyit_2012_silver-pepper6.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_kikarufino_desfrute-enjoyit_2012_silver-pepper1.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_KikaRufino-efemeras-fotoLeandroDario_IMG_5455.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_KikaRufino-efemeras-fotoLeandroDario_IMG_5601.jpg
http://kikarufino.com/files/gimgs/th-9_IMG_2657-todas.jpg

In the collection “Desfrute” the perennial and ephemeral mix in an unprecedented look for both food and jewelry - traditionally conceived as adornments made by precious metals and gems to last generations. I believe that everything treated as precious can turn into a jewel. And that memory is not only made by a durable material, but also by the intensity of a new experience.
In this work, the food is served in silver rings, presented as precious. The jewelry, besides color, gains flavor, aroma and mutability! The piece is worn and while the person eats the "petals" of fruits, the ring is discovered and it’s possible to understand how it was done, soldered, assembled, thought and built to receive each ephemeral element. It’s an aesthetic experience in order to provoke and maybe surprise all our senses.

2012-2013

No encontro entre o perene e o efêmero surge um olhar inédito tanto para o alimento como para a joalheria – tradicionalmente concebida como adornos feitos de metais e pedras preciosas, para durar gerações.
Eu acredito que tudo que tratamos como precioso pode virar uma joia. E que a memória não se faz apenas pela durabilidade de um bem material, mas também pela intensidade de uma vivência inédita.
A comida neste trabalho está servida em anéis de prata, apresentada como preciosidade. A joia além de cor é dotada de aroma sabor e de mutabilidade!Veste-se o anel e conforme se come as “pétalas” de frutas, o anel é descoberto e se entende como foi feito, soldado, encaixado, pensado e construído para receber seus elementos efêmeros.
Uma experiência estética no sentido de provocar e, quem sabe, surpreender o conjunto dos nossos sentidos.

"Provar" em português é usado para experimentar uma roupa, um acessório ou uma comida, com esse termo convido as pessoas a vestirem esta joia. Conforme saboream suas pétalas de frutas, descobrem também o anel que a continha, seu desenho, soldas, encaixes feitas especialmente para receber cada uma dessas frutas.
Escolhi uma variedade de frutas e junto a uma chef as desidratei, provei seus sabores, que ficam mais doces e concentrados, percebi sua maior durabilidade e analisei as caraterísticas físicas que adquiriam, transparência, espessura, textura, curvas, estrutura e, assim, criei e construí um anel para cada uma.
São cinco anéis criados em 2012 com kiwi, ameixa, abacaxi, pera, mamão e até pimenta.

2012-2013